O surpreendente (re)começo de “The Muppets”, a nova série da ABC

Sou uma dessas pessoas que gosta muito de coisas “antigas”, seja em questão de filmes ou séries. Os Muppets são uma dessas coisas. Herdei o amor por eles da minha mãe, que é apaixonada pelo programa e pela Miss Piggy. Então não foi muito complicado, pra mim, acompanhar os novos lançamentos desses bonecos.

A primeira vez que os animais-fantoches viram a luz do dia foi em 1955, com a estreia d’O Show dos Muppets, criado por Jim Henson, o criador dos Muppets. Desde então, a turma liderada por Kermit, o Sapo (antes conhecido como Caco, o Sapo, no Brasil), ganhou diversos programas de tv e filmes, sempre misturando a atuação, o musical e a comédia, parodiando e fazendo diversas referências ao cenário da cultura popular da época.

Com vários altos e baixos, o trabalho mais recente dos Muppets é o filme Os Muppets 2: Procurado e Amados, lançado no ano passado, sequência do aclamado Os Muppets, de 2011. Como parte da estratégia de reviver a fama da trupe, a ABC (canal sob o domínio da Disney, que mantém os direitos sobre a marca) decidiu lançar uma série estrelada por eles, após 17 anos longe da televisão, quando estrelaram Muppets Tonight, entre 1996 e 1998.

The Muppets estreou no dia 22 de setembro, como parte da programação do canal para a Fall Season 2015. Como forma de divulgar o novo programa, a ABC soltou a chocante notícia que Kermit e Miss Piggy haviam se separado. E é sob a sombra desse evento que o programa se contrói.

Os Muppets agora são parte da equipe de produção de um talk show liderado por Piggy, chamado Up Late with Miss Piggy (Até Tarde com Miss Piggy, em tradução livre). Kermit é o produtor-chefe do programa, tendo que lidar diretamente com sua ex, famosa pelo temperamento e atitudes de diva.

A série é filmada em cima do gênero mockumentary, um formato de produção onde personagens e eventos ficcionais são gravados no formato de documentário, criando uma paródia (é o formato utilizado por Modern Family). Aqui, os Muppets alternam os 30 minutos em tela para mostrar os bastidores para levar Up Late ao ar, enquanto fazem entrevistas em off narrando os momentos e suas opiniões sobre as situações.

Spoilers de leve a partir daqui, hein!

Confesso que quando anunciaram o programa, fiquei um pouco com o pé atrás. Embora Os Muppets (filme) tenha sido bem interessante, a sequência pareceu um pouco forçada e deixou no ar a ideia de um certo problema de adaptação no lado comédia. Mas o que a série trouxe para a frente da tv foi algo extraordinariamente surpreendente.

The Muppets tem as piadas na ponta da língua, de uma forma inteligente e natural. Uma das mais geniais do programa foi quando o Urso Fozzy fala sobre estar inscrito nos sites de online dating: “Meu perfil online diz: ‘urso apaixonado à procura de amor’. Você recebe muitas respostas erradas. Quer dizer, não erradas! Só erradas pra mim.“, fazendo uma analogia ao fato dele ser um urso e a categoria de homens cheinhos/gordinhos/fortinhos e peludos, os chamado Ursos.

O piloto corre de forma leve e divertida, tornando difícil o trabalho de perceber os minutos se passarem. Com um ar bem light, o enredo abre espaço para a participação de diversos nomes da televisão e do cinema, colocando Elizabeth Banks como foco do piloto.

A atriz famosa por interpretar a Effie, da franquia Jogos Vorazes, vai ao programa, como ela mesma, para ser a convidada especial do Up Late do dia. O único problema é que Piggy não quer entrevista-la, pela atriz ter sido parte de um momento muito perturbador em sua vida. Momento este que durante todo o episódio é feito sobre uma elipse, para levar o espectador acreditar em algo que não era a verdade. Como convidado musical, o programa trouxe o Imagine Dragons, em uma participação bem apagada.

No segundo episódio, temos como principal feat o cantor e ator Josh Groban, que vem para fazer o par amoroso de Piggy. O cantor, lá pro final, acaba sendo chutado depois de uma genial sacada de Kermit, que vê seu programa afundar devido ao relacionamento da ex com Groban, que constantemente dá terríveis dicas pra “alavancar” o talk show.

Com uma trama subdividida entre seus personagens, o programa ainda teve espaço para ter Jay Leno como o melhor amigo do Urso Fozzi, sem contar a aparição de Christina Applegate e Liam Hemsworth no terceiro episódio. Para o quarto episódio, ainda há programado Reese Witherspoon, Michelle Pfeiffer, Jennifer Lawrence, Sofía Vergara e Kerry Washington.

The Muppets mostrou-se não só inteligente, como bastante carismática. Trouxe de volta aquele ar pelo qual os Muppets tornaram-se famosos no mundo inteiro e parte de uma geração. Embora a série tenha um ar mais adulto e menos infantil, devido as referências e sacadas, até o momento a produção da ABC não deixou a desejar. Agora é esperar que haja fôlego suficiente para, no mínimo, uma temporada completa.

 

Uma moeda pelos seus pensamentos 👇

Seu email não será publicado. Caixas marcadas com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.