guia do seriador

todos os grandes ramos possuem os seus próprios termos e/ou jargões. com a produção seriada televisiva a coisa não poderia ser diferente, é claro. o guia do seriador traz um dicionário com os principais termos utilizados pelas séries traduzidos, explicados e exemplificados, para que você nunca fique de fora da conversa. você ainda verá alguns termos-curiosidade e rápidas informações sobre os principais canais produtores de séries.

este é o guia do seriador. aproveite!
 

» principais canais norte-americanos.

american broadcasting company | aberto | a ABC é o maior canal de televisão do mundo, sendo de propriedade da The Walt Disney Company. produz e exibe séries como Grey’s Anatomy, Once Upon a Time, MARVEL’s Agents of S.H.I.E.L.D. e Modern Family.

american movie classics | a cabo | a AMC, lar de séries como The Walking Dead e Preacher, é parte da AMC Networks, e é um canal mais voltada para a exibição de filmes clássicos.

columbia broadcasting system | aberto | a CBS, um dos maiores canais aberto da televisão,  é dona de grandes franquias policiais como CSI, além das famosas The Big Bang Theory e The Good Wife. é um dos canais com os maiores números de audiência, e tem sua programação seriada focada em dramas e policiais.

freeform | a cabo | a Freeform, antiga ABC Family, faz parte do conglomerado da ABC, e exibe séries que são destinadas à família e público infanto-juvenil, como Pretty Little Liars, Shadowhunters, The Fosters e Young & Hungry.

fox broadcasting company | aberto | a FOX é um canal parte da 21st Century Fox, aquela mesma dos filmes. é lar de séries como American Dad, Os Simpsons, Empire e Gotham, além de ter produzido o reality show American Idol. o canal é dono dos sub-canais FX

music television | a cabo | a MTV é parte da Viacom Music and Entertainment Group, da Viacom, e exibe séries destinada mais ao público infanto-juvenil. é lar de Scream, Teen Wolf e The Shannara Chronicles.

national broadcasting company | aberto | a NBC, de propriedade da NBCUniversal, parte da Comcast (dona da Universal Pictures), exibe séries como as franquia Chicago (Fire, Med, P.D., Justice)  e a franquia Law & Order (SVU, Criminal Intent, Trial by Jury, LA), além de ser lar do programa cômico de enquetes Saturday Night Lives e casa do reality show The Voice. é o canal com o pavão de logo.

the cw | semi-aberto | a The CW é um dos canais de televisão mais recentes da televisão norte-americana, sendo uma união dos extintos UPN (United Paramount Network), da CBS, e a The WB Television Network, da Warner Bros. Entertainment, após a fusão de ambos. é um canal conhecido por produzir séries mais voltadas para adolescentes e jovens adultos, como The Vampire Diaries, Arrow e The Flash. o canal The CW, quando iniciou a sua exibição, começou com séries como Supernatural, que era de propriedade da WB, e o reality show American Next Top Model, da UPN. quando os dois fizeram a fusão, as séries começaram a receber a logo CW de produção.

turner network television | a cabo | parte da Time Warner, a TNT foi criada como uma “irmã” da TBS para a exibição de séries e filmes clássicos do canal. desde 2001, no entanto, a TNT vem produzindo filmes e séries originais, como The Librarians, The Last Ship e The Strain.
 

» observações.

100th (o episódio de número 100) | o centésimo episódio de uma série é mais importante do que aparenta ser. uma série chegar à essa marca (normalmente lá pela quinta temporada) significa que ela tornou-se solidamente rentável para a rede de televisão, tornando-se ainda mais rentável para o mercado de comercialização internacional e garantindo reprises em solo norte-americano.

syndication | o syndication é o termo utilizado para parte da descrição acima: quando uma série alcança a marca de 100 episódios e passa a ser reprisada.
 

» dicionário.

Guia de uso/leitura:


palavra

tradução | significado.

Ex.: Exemplificação.


P.S.: O dicionário é feito em ordem alfabética. Irá acontecer de alguns termos serem utilizados na explicação do significado de outros termos, antes deles mesmos serem explicados. Caso necessário, apenas procure na página pela explicação do termo.

 

cast(ing)

escalação, elenco, formação | para o mundo da produção audiovisual, cast(ing) refere-se ao elenco da mesma. cast já é a formação final, enquanto casting seria falar que o processo ainda está em execução.

Ex.: A futura série da CBS, Star Trek: Discovery, retorno da franquia Star Trek para a televisão desde 2005, está atualmente em processo de casting, já tendo grande parte de seu cast divulgado.


cliffhanger

gancho | o cliffhanger é um artifício utilizado na construção da narrativa de uma série. é um acontecimento que está presente sempre nos momentos finais de um episódio para fazer com que a pessoa fique curiosa pelo próximo episódio, e fique (desesperadamente) na espera do mesmo. embora o cliffhanger possa ser usado em qualquer episódio da série, ele é mais utilizado nos episódios que precedem o hiatus (winter finale, summer finale, mid season finale…) e sempre estarão presentes no season finale.

Ex.: No final da 2ª Temporada de Grey’s Anatomy, drama médico da ABC, a personagem Meredith Grey tem que se decidir entre as personagens Derek Shepherd e Finn Dandridge. O episódio acaba, no entanto, com a escolha em aberto, fazendo com que os telespectadores precisem esperar até a próxima temporada para saber com quem ela decidiu ficar.


crossover

encontro | amamos amar um crossover, e estamos sempre pedindo por um. embora a tradução seja aberta demais, o crossover é o encontro de duas ou mais séries, que se encontram em um mesmo universo. eram momentos raros de acontecer, mas que hoje estão se tornando mais comum, principalmente pelo início das grandes franquias seriadas da televisão.

Ex.: Recentemente, a The CW fez um dos maiores crossovers da história, ao unir quatro de suas séries. Supergirl, The Flash, Arrow e DC’s Legends of Tomorrow encontraram-se em um arco de três episódios, chamado “Invasion!“, para combater alienígenas. Franquias como Chicago, da NBC, e Law & Order, da CBS, fazem crossovers com frequência, devido ao teor spin-off de cada uma de suas séries.


comedy tv show

série de comédia | em termos gerais, as séries de comédia são aquelas de trinta minutos de duração (contando os comerciais na grade de programação de um canal. no entanto, é claro, uma série de comédia pode ser “incrementada” com outros gêneros, além de seres apresentados em outros formatos, como a single-camera ou multi-camera.

Ex.: Modern Family, da ABCMom, da CBSNew Girl, da FOX, são algumas das séries de comédia em atual exibição nos Estados Unidos.


drama tv show

série de dramase as séries de comédia são aquelas de 30 minutos, as de drama são as que ocupam uma hora (com comerciais) da programação. assim como acontece com as de comédia, as séries de drama também podem ser incrementadas com outros gêneros, como policial, médico, ficção científica, etc., sempre sendo gravadas em single-camera (acredito que não existam séries de drama gravadas em multi-camera).

Ex.: Riverdale, da The CW, How to Get Away with Murder, da ABC, e This is Us, da NBC, são algumas das várias séries de drama em exibição. Enquanto TIU é classificada como puramente drama, Riverdale também é classificada como Mistério e HTGAWM ganha os gêneros Mistério, Jurídica e Thriller no seu guia de programação.


demo(graphics)

demografia | a demo é como o Ibope para a tv brasileira, mas voltado para a classificação etária que o programa ganha. geralmente, os pontos de demografia dos programas são fechados na faixa etária de 18-49, e são muito importantes para determinar se uma série é cancelada ou renovada. devido o diferente alcance de cada canal, cada um terá uma média diferente. alguns chegam na casa de dois pontos, enquanto outros operam abaixo de um.

Ex.: O primeiro episódio da 3ª Temporada de Empire, do canal aberto CBS, obteve 4.16 de demografia, enquanto o primeiro episódio da 6ª Temporada de Teen Wolf, do canal a cabo MTV, obteve 0.25.


fall season

(temporada de) outono | essa é um dos termos mais conhecidos das pessoas (provavelmente a mais), mesmo que você diga não saber. a fall season é aquela época do ano em que as séries de grande porte, drama ou comédia, tem início de suas novas temporadas nos EUA. corresponde à um período de tempo mais normalmente entre o início de setembro e o final de outubro. acontece, no entanto, de algumas poucas séries terem suas estreias no final do mês de agosto ou no início do mês de novembro. ainda mais raro é uma série estrear na segunda quinzena de novembro ou dezembro. historicamente, o outono é esse grande momento no mundo da produção seriada por ser também a época em que o ano letivo escolar começa, sendo a época em que as pessoas costumam estar mais presentes em casa durante a semana.

Ex.: Grey’s Anatomy, série médica da ABC, é uma série da fall season, assim como Modern Family, comédia do mesmo canal.


finale

final, fim | finale, como a tradução diz, refere-se ao final, sendo utilizado nas séries para indicar o seu final (duh). para determinar o fim de uma série, vai sempre vir acompanhado de um outro termo, que você vai ver ao longo dessa lista. mas pode também indicar, em questão de comentários do telespectador, o final de um episódio, por exemplo.

Ex.: O finale do episódio final de Westworld, série de ficção-científica e faroeste da HBO, foi simplesmente impactante!


full season

temporada completa | aqui, full season vai significar que uma série teve uma encomenda de 22 episódios para a temporada, que é o número “normal” que uma série (drama ou comédia) ganha se ela tem estreia dentro da fall season. esse número pode variar para algo dentro de 20 e 25 episódios. há, no entanto, vezes que uma série ganha mais episódios ou menos. quando uma série ganha menos episódios, geralmente é devido alguma decisão interna na produção, como a licença maternidade/gravidez de uma atriz do elenco principal.

Ex.: Scandal, um drama político da ABC, é uma série full season, normalmente possuindo 22 episódios. Sua terceira temporada, no entanto, foi reduzida para 18 episódios, devido a gravidez da estrela Kerry Washington, a Olivia Pope. Melissa & Joey, uma comédia da ABC Family, já teve temporadas com 30 e 37 episódios.


hiatus

hiato, pausa hiatus é uma palavra referente à algo que a maioria das pessoas também conhecem, embora, talvez, nunca tenham pensado que havia um nome para. pois é. essa é a palavra pra designar aquela pausa que uma série faz, independente do motivo. os hiatus mais famosos são aqueles de final de ano, onde a série faz uma pausa de uma semana ou um mês, geralmente pegando a semana das festividades do Natal e Ano Novo. uma série pode, no entanto, possuir um hiatus mais longo, chegando a três meses. há algumas, porém, que ganham hiatus indeterminados. em grande parte das vezes, esses hiatus servem para colocar uma série dentro do calendário, para que elas possam ser finalizadas entre abril e maio, quando dá início a Summer Season. em outros casos, o hiatus pode significar que o canal ainda está decidindo o que fazer com a série, cujo destino mais provável é o cancelamento.

Ex.: Todas as séries fazem hiatus. Séries como Once Upon a Time, drama sobre os contos de fadas da ABC, em sua terceira temporada, realizou um hiatus de três meses quando chegou na metade da temporada. Antes de ser cancelada, Stalker, thriller dramático policial da CBS, passou por um hiatus indeterminado, que acabou sendo de dois meses.


hit season/show

série que fica famosa | a hit season, um termo que você quase não vê sendo utilizado, é só pra comentar que uma temporada de uma série está fazendo sucesso. na maioria das vezes vai ser utilizada por veículos de comunicação, que irão preferir a abordagem “hit show“, para designar a série como um todo.

Ex.: How to Get Away with Murder, um thriller dramático judicial da ABC, é um hit show. Sua primeira temporada foi uma hit season.


limited season

temporada limitada | a limited season vai referir-se a um conceito contrário da full season. aqui, a série (geralmente estreando fora da fall season) ganha uma encomenda de episódios menor, geralmente perdendo metade dos episódios que normalmente teria. os motivos podem ser diversos: a série pode ganhar uma limited season logo em sua primeira temporada, para experimentação, já que os produtores não tem certeza se aquela produção vai gerar lucros, podendo ser rotulada de “minissérie”. uma limited season pode acontecer, também, para a última temporada de uma série que seria cancelada, ou foi cancelada mas recebeu a “benção” de ter uma última temporada para fechar sua história. esse termo também pode ser dado para séries que serão vendidas como miniseries. nesse caso, a série pode ter dois diferentes finais: a série foi concebida para uma temporada, mas há uma esperança que haja uma renovação, da qual pode ou não acontecer.

Ex.: How to Get Away with Murder teve a sua primeira temporada gerada através de uma limited season, possuindo apenas 15 episódios. Nikita, uma série policial de espionagem da The CW, que fazia parte da Fall Season e era uma série de full season, foi cancelada em sua terceira temporada, recebendo uma “renovação” para a quarta, para que sua história pudesse ser finalizada, tornando a temporada uma limited season de seis episódios. Black Box, um drama da ABC, foi desenvolvida sob o conceito de limited season para minissérie, mas acabou não dando certo e não foi renovada. Com Under the Dome, um drama de ficção científica da CBS, aconteceu o contrário de Black Box, dando certo e chegando a ter três temporadas.


mid season

temporada do meio | mid season é, na verdade, uma abreviação para “middle season“. esse termo refere-se à séries que irão estrear no começo do ano, dentro dos quatro primeiro meses. porque “mid” se acontece no início do ano? porque ela está no meio das duas principais temporadas de estreia: a fall e a summer. essas séries, por estrearem nesse período, irão ter temporadas curtas, geralmente em torno dos 10 episódios. no entanto, elas não podem ser consideradas limited, por já fazerem parte da concepção da/para mid season.

Ex.: Game of Thrones, o drama épico da HBO, faz parte da Mid Season, estreando geralmente no mês de abril e possuindo uma temporada de 10 episódios. na verdade, a HBO é um canal que raramente estreia as suas séries dentro da Fall Season, preferindo a Mid Season e as temporadas curtas de 10 episódios.


mid season finale

final de temporada do meio | essa vale uma atenção extra! a tradução desse tempo é mais asqueroso, unindo-se ao seu significado. diferente do que você provavelmente vai pensar, baseado no termo anterior, mid season finale não vai se referir ao final de uma série que estreou na mid season. na verdade, vai ser uma junção de dois termos, gerando esse. sabe aquela pausa que uma série faz, com um episódio cabuloso, e depois entra de “férias” por algum tempo? sim, parece muito com o termo do hiatus. mas enquanto o hiatus vai abranger qualquer pausa que qualquer série faça, o mid season finale tá mais ligado à ideia de que uma série vai fazer um final no meio de sua temporada (mid season finale), retornando dentro de uma outra temporada que não foi a sua, para que possa finalizar a temporada atual.

Ex.: The Fosters, drama adolescente da ABC FamilyFreeform, fez isso nas suas duas primeiras temporadas. Teve início na Summer Season, fazendo uma pausa/finale durante a Fall Season, e retornando, para finalização, na Mid Season. Coincidentemente ou não, (a maioria d)as séries que fazem mid season finale, retornam para finalização justamente na mid season.


miniseries

minissérie | preste bem atenção para esse termo. para o brasileiro, uma minissérie vai ser aquela produção curta, com algo em torno de uns dois ou quatro episódios. para o norte-americano, a minissérie vai ser uma série com uma única temporada limitada. no entanto, produções britânicas que são importadas para os EUA são sempre tratadas como minisséries, ainda que, para os britânicos, essas produções sejam consideradas apenas como séries.

Ex.: Black Box, um drama da ABC, foi desenvolvida com uma temporada limitada (limited series/season) que acabou não dando certo, se restringindo à uma única temporada, virando uma minissérie. Persons Unknown, um thriller dramático da NBC, ao contrário de Black Box, foi uma série planejada para durar apenas uma temporada, possuindo um número de episódios limitados. Downton Abbey, uma produção britânica da ITV, importada pros Estados Unidos pela PBS, é considerada como uma série pros britânicos, mas é catalogada como minissérie em solo norte-americano, concorrendo à prêmios estadunidenses como uma.


pilot

piloto, primeiro | essa é uma das mais fáceis e mais comum. o pilot é (apenas) aquele primeiro episódio da primeira temporada de toda a série, que é exibida para o telespectador. o termo, no entanto, pode ser gerado para dois outros. 1: um primeiro episódio irá ser produzido para a rede de televisão, para que ela possa avaliar se o programa vai ao ar ou não. isso acontece para a grande maioria das séries, que passa por esse “piloto de avaliação/aprovação”, sendo poucas as que vão ao ar sem passar por esse processo. 2: quando, no entanto, uma série é cancelada depois disso, ela, obviamente, não vai passar na televisão. se esse mesmo piloto de avaliação “vaza” na internet ou é colocado como extra no DVD/BluRay, ele torna-se um “unaired pilot“, um “piloto não televisionado”. há casos também de uma série ser aprovada com um piloto, mas ser necessário fazer um segundo (com alterações no roteiro, regravações, trocas de elenco, etc.), que irá ser exibido, tornando o piloto original um “unaired pilot“. há outros casos que uma série foi descartada por conta de seu piloto, mas acabou sendo aprovada baseada em um segundo piloto produzido. muitas possibilidades, não é mesmo?

Ex.: Como todas as séries possuem um episódio piloto, não é preciso de exemplo. Inclusive, quase que 100% das séries nomeiam o primeiro episódio da série como “Pilot“. Nos outros casos… 1: Wonder Woman, um projeto da The CW, foi cancelada antes de sua estreia devido esse piloto de avaliação, que um tempo depois foi vazado na internet, sendo assim classificado como “unaired pilot“. 2: The Munsters, uma comédia dos anos 60 da CBS, teve o seu piloto original descartado, classificando-o como “unaired“, sendo produzido um segundo piloto, que foi aprovado e exibido na tv, gerando duas temporadas para a série. O “unaired pilot” de The Munster, no entanto, foi utilizado como extras no box da série.


plot

enredo, trama, resumo a tradução da palavra já diz tudo sobre o que significa o termo: o plot de uma série é a sua trama, o seu enredo.

Ex.: O plot de Orphan Black, um suspense dramático da BBC America, conta a história de Sarah, que após ver a morte de uma mulher idêntica à ela, vê-se no meio de uma conspiração, que envolve mais gente do que jamais poderia imaginar.


plot twist

reviravolta de enredo/trama | aquele termos que amamos amar e estamos constantemente esperando acontecer, embora nunca estejamos prontos para quando acontece. como diz a tradução, é aquele momento na narrativa de uma série em que algo inesperado acontece e muda o rumo da trama/dos personagens. o ponto sem volta.

Ex.: spoiler alert pros desavisados Em Game of Thrones, da HBO, durante a primeira temporada, a série apresenta um dos maiores plot twists da história, quando a personagem Ned Stark, que todos acreditavam ser o personagem principal da história (portanto, “não-matável”), é decaptado na guilhotina.


rating

audiência | como já diz a tradução, os ratings são as audiências de um programa de tv. refere-se a tabela de demo e viewers, com a porcentagem de caídas ou subidas que cada um deu de um episódio para outro. no final de uma temporada, uma média é traçada entre os resultados de cada episódio para estabelecer qual foi a audiência média da série no respectivo ano.

Ex.: O último episódio da 6ª Temporada de Game of Thrones, da HBO, conseguiu 4.35 em demo (12,99% a mais que o seu episódio anterior) e 8.889 milhões em viewers (16,04% a mais que o episódio anterior). A Temporada, por sua vez, teve uma média de 3.85 demo e 7.688 milhões de telespectadores.


season

temporada | não carece de informação complementar e/ou exemplo depois dessa tradução, né? rs


season finale

final de temporada | é o último episódio de qualquer temporada de uma série. sem necessidade de exemplos, certo?


season premiere

início de temporada, lançamento de temporada | o primeiro episódio de qualquer temporada de uma série (exceto da primeira, que ganha um nome diferente). abstenho-me de exemplos.


series

série | então… né?


series finale

final de série | o series finale é o último episódio da última temporada de uma série. é o momento derradeiro, não importando se a série está sendo finalizada ou foi cancelada. é o episódio final, e fim. sem exemplos.


series premiere

início de séries, lançamento de série | como já pré-estabelecido pelo season premiere, o series premiere é (apenas) o primeiro episódio da primeira temporada de uma série. é o acontecimento/momento de exibição do episódio piloto; quando uma série está, pela primeira vez, entrando no ar, exibindo o seu episódio piloto ou o seus dois primeiros episódios.

Ex.: Legion, séries do universo X-Men exibido pelo FX, teve o seu series premiere no dia 8/02/2017.


spin-off

derivado | amamos amar o amor que é um spin-off. este termo, que em português significa derivado, é utilizado para designar séries que se derivam de uma outra. filhos de suas mães. geralmente, spin-offs são criados a partir de um personagem pequeno da série mãe, que tem potencial para carregar uma série sozinho. pode acontecer, no entanto, que um spin-off derive de um dos personagens principais da série mãe (2).

Ex.: Franquias como Chicago, da NBC, são spin-offs. A mãe é Chicago Fire, que deu origem à Chicago PD, Chicago Med e Chicago Law. Doctor Who, da BBC, já ganhou vários spin-offs, como The Sarah Jane Adventures (2007-2011), Torchwood (2006-2011) e Class (2016-). No segundo caso, F.R.I.E.N.D.S. já teve um spin-off com um de seus personagens principais: Joey ficou no ar por duas temporadas, entre 2004 e 2006.


spoiler

estraga-prazer | uma tradução bem ruim, mas é que não tem uma tradução boa pra essa palavra, tem? rs. o spoiler é um dos maiores bicho-papão do mundo do entretenimento. alguns gostam, a maioria odeia e dá uma de Matrix toda vez que o spoiler aparece por aí. é aquele tipo de informação que conta algo que vai acontecer em uma série: a morte de um personagem, a revelação da identidade de um assassino, o início de um casal, o fim de um casal, e por aí vai. geralmente é a informação que vai tirar todo o suspense da cena e a reação de “!!!!!!!!!!!!!!!!!” da pessoa que está assistindo, estragando o momento. para evitar que a pessoa leia algo indesejado, as pessoas com coração costumam escrever avisos como “spoiler alert” (alerta de spoiler), para que outros possam ignorar a informação em questão.

Ex.: Sem spoilers por aqui, ok? ok.


spring finale

final de primavera | assim como já foi comentado no mid season finale, o spring finale segue a mesma ideia. é aquela época do ano que algumas séries, geralmente as iniciadas durante o mid season, entram em hiatus para adequar seus calendários, tendo um último episódio durante a primavera estadounidense.

Ex.: Shadowhunters, série da Freeform, está em sua segunda temporada e acabou de ter um Spring Finale, com o seu décimo episódio, exibido no dia 6/mar/2017. A série agora entra em hiatus, com retorno programado para 5/jun/2017.


summer finale

final de verão | a ideia é exatamente a do spring finale, porém, para o verão.

Ex.: Pretty Little Liars, série da Freeform, está constantemente fazendo um Summer Finale e suas temporadas.


summer season

(temporada de) verão | a Summer Season segue a mesma descrição da Fall Season e da Mid Season. é um período de tempo que, nos Estados Unidos, é compreendido entre o início de junho e o final de agosto, antecedendo assim a Fall Season. historicamente, a Summer Season era a temporada mais fraca da televisão estadounidense, justamente por ser durante o verão, época em que as pessoas estão viajando, ou na praia ou passando os dias fora de casa, consequentemente apresentando séries com baixas audiências ou que rapidamente seriam canceladas. no entanto, nos últimos anos, ela foi ficando mais forte, apresentando, hoje em dia, séries mais fortes e audiências mais consolidadas.

Ex.: A 7ª Temporada de Game of Thrones, da HBO, irá mudar a sua tradição de Mid Season, estreando durante a Summer Season, no dia 16/jul/2017.


web series

série de web | assim como já dito pela tradução, a web series é aquela série produzida para a internet. as vezes, pode ser um título completamente novo, as vezes um spin-off. são séries curtas, que dificilmente ultrapassam a linha de cinco e dez minutos.

Ex.: Web Therapy, série estrelada por Lisa Kudrow, foi, inicialmente, uma web series, antes de ser comprada pela Showtime e compilada numa série de televisão. The Walking Dead, da AMC, possui três web series chamadas Torn Apart (2011), Cold Storage (2012) e The Oath (2013). O Brasil também possui uma web series muito famosa pela internet, utilizando o jogo The Sims, chamada Girls in the House.


winter finale

final de inverno | o Winter Finale segue a mesma descrição do Summer ou Spring Finale, mudando, é claro, para o inverno.

Ex.: Todas as séries da Fall Season possuem um Winter Finale. É um outro termo para o hiatus que as séries tiram.

Um pensamento para “guia do seriador”

Uma moeda pelos seus pensamentos 👇

Seu email não será publicado. Caixas marcadas com *