guia da música

todos os grandes ramos possuem os seus próprios termos e/ou jargões, e com a produção fonográfica a coisa não é diferente. o guia da música traz um dicionário com os principais termos utilizados pelo mundo da música: traduzidos, explicados e exemplificados, para que você nunca fique de fora da conversa, além de algumas rápidas informações sobre os principais selos musicais do mundo.

este é o guia do cinéfilo. aproveite!
 

» principais selos.

a lista de selos musicais é gigante, e uma mesma empresa pode conter diversos selos subsidiários. a Sony Music, por exemplo, tem a Epic, a Columbia e a RCA Records sob seu gerenciamento. a Universal, por sua vez, tem em seu domínio a Capitol, a Island, Def Jam, e a Interscope.

por essas divisões serem infinitas haverem inúmeros selos, opto por não dar exemplos mais específicos como aconteceu com as outras guias.

» dicionário.


palavra

tradução | significado.

Ex.: Exemplificação.


P.S.: O dicionário é feito em ordem alfabética. Irá acontecer de alguns termos serem utilizados na explicação do significado de outros termos, antes deles mesmos serem explicados. Caso necessário, apenas procure na página pela explicação do termo.

 

album

álbum | não é muito difícil, né? album significa álbum, e refere-se ao compilado físico ou digital. geralmente, refere-se mais ao digital, uma vez que o físico é mais referenciado como CD.

Ex.: O décimo quarto álbum de estúdio de Mariah Carey, ainda sem título, está programado para ser lançado este ano.


backing vocal

voz/vocal de apoio/fundo | os vocais de apoio são de extrema importância para uma música. embora, durante a gravação de um álbum, o próprio artista faça o seu backing vocal, as vezes acontece de encontrarmos outros artistas dando uma palhinha de fundo. em versões ao vivo, o artista quase sempre conta com backing vocals profissionais.

Ex.: É possível ouvir Nicola Roberts fazendo o backing vocal na faixa Goodbye Means Hello, do quarto álbum de estúdio de Cheryl, Only Human. Em Ain’t Your Mama, música de Jennifer Lopez, Meghan Trainor, além de ter composto, aparece nos backing vocals. Cissy Houston, mãe de Whitney Houston, é uma das backing vocals de Aretha Franklin.


boyband

grupo de garotos | depois de terem sido uma indústria muito lucrativa entre a década de 90 e o início dos anos 2000, os grupos de garoto voltaram a ser um grande negócio no mundo na primeira metade da década de 2010. boybands, é claro, são formadas com quatro ou mais garotos.

Ex.: Há dezenas de boybands espalhadas pelo tempo, como One Direction, Take That, ‘NSYNC, Backstreet Boys, New Kids on the Block, 98 Degrees, 5 Seconds of Summer, Jackson 5… Curiosidade: os Backstreet Boys é a boyband que mais vendeu mundialmente, com mais de 130 milhões de álbuns comercializados.


buzz

agitação, burburinho, zum zum zum (rs) | a ideia de buzz é a onomatopeia de uma abelha, o barulho que o inseto faz quando está voando. o buzz é o burburinho criado em cima de algo, seja uma música, um álbum, um artista.

Ex.: Um burburinho pode ser qualquer coisa que crie expectativa em volta de algo.


debut album

álbum de estreia | como já explicado pela tradução, o debut album é o primeiro álbum de qualquer artista. é aquele álbum com que ele se apresenta para o mundo.

Ex.: Zara Larsson, cantora sueca, lançou o seu debut album mundialmente, So Good, no dia 17/mar/2017. O primeiro álbum do britânico Ed Sheeran chama + (lê-se: Plus).


duo

dupla sertaneja | duplas músicas são mais comum do que você imagina (principalmente aqui pelo Brasil…).

Ex.: Você sabia que La Roux é uma dupla, formada por Eleanor “Elly” Jackson e Ben Langmaid? A minha dupla favorita chama-se Karmin, formada pelo casal Amy Heidemann e Nick Noonan. Donos do hit Closer, com Halsey, The Chainsmokers é uma dupla. Florence + the Machine (!!!) é uma dupla (!!!!!), formada pela vocalista Florence Welsh e Isabella Summers (a machine)


e.p. (extended play)

 | essa é uma palavra asquerosa para a tradução. não acredito que há um termo em português para que possa ser traduzido, mas EP é um álbum curto, geralmente com duas ou mais músicas, mas não extenso o suficiente para ser considerado um álbum (que costuma ter, no mínimo, algo em volta de 10 música). um EP geralmente envolve quatro, cinco, seis faixas.

Ex.: O “primeiro álbum” de Justin Bieber, My World, na verdade é um EP, justamente por conter apenas sete faixas. O quinteto a capella Pentatonix já lançou vários EP ao longo de seus cinco anos em atividade, estando com um programado para 7/abr/2017, chamado PTX, Vol. IV – Classics.


girlband

grupo de garotas | se grupos de garotos já são comuns, grupos formado apenas por garotas são ainda mais comuns. e assim como o seu “irmão”, girlbands tem, no mínimo, quatro garotas.

Ex.: Spice Girls, Girls Aloud, Fifth Harmony, Destiny’s Child, The Supremes, 2NE1, Girls’ Generation, Pussycat Dolls, e por aí vai. Curiosidade: as Spice Girls é a girlband que mais vendeu álbuns mundialmente, com mais de 85 milhões de cópias comercializadas.


group/band

grupo/banda | enquanto boybands são formadas apenas por garotos e girlbands apenas por garotas, grupos/bandas são uma mistura dos dois.

Ex.: ABBA, The All-American Rejects, Simple Plan, The Black Eyed Peas, Metallica, Paramore são apenas algumas das centenas de bandas/grupos que há por aí.


hit

estrondo? | hit é uma palavra usada para designar algo que tenha alcançado certo nível de fama no lugar. uma música, ou um álbum, ou um artista, podem ser hits.

Ex.: Sorry, do canadense Justin Bieber, foi um hit espontâneo mundial. I Kissed a Girl, o lead single do segundo álbum de Katy Perry, foi um hit em todos os lugares, dando à californiana status e fama mundial.


lead single

carro-chefe | a faixa carro-chefe é aquele primeiro single a ser lançado do álbum, servindo para introduzi-lo e preparar as pessoas para o que está por vir. geralmente, o estilo musical do lead single é uma prévia do estilo musical que será abordado no álbum.

Ex.: O lead single de Joanne, quinto álbum de Lady Gaga, é Perfect Illusion, apresentando uma sonoridade mais ligada ao rock, como visto no álbum. Já o de Purpose, quarto álbum de Justin Bieber, é o hit mundial What do You Mean?, que traz um vibe mais electro-pop, dance e EDM, ritmos que influenciaram bastante o álbum.


lip-syncing

dublagem | lip-syncing é um termo conhecido por qualquer um que esteja atento ao mundo da música e suas peculiaridades. a dublagem é um termo utilizado para o ato de você apenas mimicar com a boca enquanto “canta” uma música. Em tradução literal, o termo significa “sincronização dos lábios”.

Ex.: Fazer lip-syncing já deu ao mundo da música uma das maiores polêmicas de sua história quando descobriram que a dupla francesa Milli Vanilli, que fez muito sucesso pelos Estados Unidos no final da década de 1980, na verdade apenas dublava uma outra dupla. Antes da farsa ser descoberta, no final de 1990, a dupla até ganhou um Grammy Award por “Melhor Novo Artista” no início do mesmo ano. Levou apenas qautro dias após a descoberta para o Grammy ser retirado deles. No mundo atual, a grande “polêmica” do mundo do lip-syncing é Britney Spears, que é constantemente acusada de apenas fazer dublagens de suas próprias músicas quando ela performa ao vivo, devido seu fraco alcance vocal. Lip-syncing, por outro lado, pode ser algo até mesmo divertido e descontraído, e é uma forte parte da cultura drag-queen, como visto no reality show RuPaul’s Drag Race e o segmento final “Lip-syncing for your life” (“Duble pela sua vida”, em tradução livre).


music video

videoclipe | não preciso gastar muito com isso, não é?.

Ex.: Todo single lançado por um artista ganha um videoclipe. As vezes pode acontecer de um single promocional também ter essa benção.


one-hit wonder

cantor de um só hit | em uma tradução bem ruin, o one-hit wonder é um termo utilizado para artistas que alcançaram a fama com uma música e depois simplesmente sumiram, principalmente por não terem conseguido emplacar mais nada. há também o termo “two-hits wonders“, para artistas que conseguiram emplaca dois hits.

Ex.: Clássicos como Ice Ice Baby, do Vanilla Ice, e Take on Me, do A-ha, são considerados one-hit wonders.


première/release

estreia | premiere é uma palavra bastante simples para um significado que já diz tudo. esta palavra, no entanto, geralmente vem acompanhada de outra palavra, criando um termo, como “single premiere” (estréia de single), ou “music video premiere” (estreia de videoclipe).

Ex.: Precisa de exemplos?


pre-recorded base (backing track)

base pré-gravada | este é um termo legal. com toda a polêmica do lip-syncing, a base pré-gravada acaba sendo sugada para a novela mexicana e muitas vezes chega a ser confundida com a dublagem, e acaba deixando muita gente nervosa. na verdade, a base pré-gravada é uma faixa base que serve para auxiliar um artista durante sua apresentação ao vivo, as vezes para ajudá-lo a alcançar uma nota difícil, ou dar efeitos que seriam impossíveis alcançar ao vivo, ou adicionar faixas adicionais de suas vozes. a base pré-gravada sempre vem acompanhada do instrumental e do backing vocal, e, as vezes, do refrão. é bem comum artistas usarem base, seja apenas para o suporte ou até mesmo para diminuir a equipe que será necessária para a performance. mas tome nota de uma observação: apresentações feitas em premiações televisivas costumam ter uma base mais completa, quase como uma faixa já gravada em estúdio, para evitar erros com problemas técnicos. por isso que as vezes, quando você assiste à uma premiação da sua casa, parece que o artista está fazendo lip-syncing de sua faixa, quando na verdade, lá no evento real, ele está cantando ao vivo, apenas com um auxiliar. as vezes também pode acontecer de uma base pré-gravada ser utilizada e acabar ficando mais alta que a voz do cantor, criando a sensação do polêmico lip-syncing.

Ex.: Madonna é uma ávida utilizadora da base pré-gravada em suas turnês, muitas vezes para adicionar instrumentos ou outras faixas de vozes, já tendo sido criticada várias vezes por essa sensação de dublagem. Cantoras como Mariah Carey e Rihanna também costumam usar a base em suas apresentações ao vivo, tirando a necessidade do uso de backing vocals profissionais.


promotional single

faixa promocional | os singles promocionais são faixas de um álbum que são lançadas apenas para dar um buzz no mesmo.

Ex.: Infatuation, parte do álbum Stripped, de Christina Aguilera, foi um single promocional na Espanha. Bitch Better Have My Money, grande hit de Rihanna, embora tenha sido planejado para ser um single, acabou tornando-se apenas um single promocional, e nem mesmo entrou no corte final do Anti, oitavo álbum da caribenha.


single

faixa individual (?) | como já pré-estabelecido anteriormente, o single é aquela faixa vendida separada para promover um álbum. um single sempre vai ganhar um videoclipe acompanhante, e para ajudar nas vendagens tanto do single quanto do álbum, se já tiver sido lançado. historicamente, o primeiro single de um álbum a ser lançado costuma ser agitado, animado, dançante, enquanto o último é mais lento, mais balada.

Ex.: Tod artista lança diversos singles em sua carreira. Alguns podem lançar apenas um ou dois por álbum, enquanto outros conseguem lançar quatro ou cinco. Tudo depende das vendagens e da aceitação do público com o material.


streaming

streaming? | streaming não tem realmente uma tradução para a nossa língua, mas diz respeito à todo o tipo de serviço online, do qual você precisa esperar um player carregar para poder ter acesso ao conteúdo.

Ex.: Spotify, é, sem dúvidas, um dos serviços de streaming mais famoso no mundo da música, mas você sabia que o Youtube, por definição, também é um streaming, certo?.


trio

trio | assim como aconteceu com os grupos, bandas e duplas, há também os trios no mundo da música.

Ex.: Beastie Boys, Blink-182, Bee Gees, Clean Bandit, Destiny’s Child são alguns trios.